CONHEÇA A TDI

O QUE É A TDI?

 A teoria do design inteligente (TDI) é a Ciência de detecção – ou não – de design inteligente. Ou seja, é o estudo científico de padrões na natureza que possam referendar – ou descartar – a ação de uma mente inteligente como a causa de um efeito. A TDI é, portanto, a Ciência que propõe estabelecer quando, frente a um efeito, estamos autorizados cientificamente a inferir se a causa primeira mais provável desse efeito - o Universo e Vida - seria a ação de uma mente inteligente ou a de forças naturais não guiadas. [1] 

Os postulados da TDI e sua opção hoje pela causa inteligente para o Universo e a Vida podem também ser entendidos através do argumento a seguir:

  1. A Vida e o Universo apresentam  características de complexidade irredutível, informação abstrata funcional, ajuste fino e antevidência genial.
  2. As causas disponíveis são forças naturais não-guiadas OU a ação de uma mente inteligente.
  3. Somente uma mente inteligente teria a capacidade de formar o Universo e gerar nele Vida com estas características. 
  4. Logo, uma ação inteligente é a melhor inferência científica para a causa - conhecida, necessária, suficiente, testável e falseável  - do Universo e da Vida.    

Quer conhecer melhor a TDI, e divulgá-la em sua instituição? Agende uma palestra, curso ou simpósio com nossos palestrantes

Quem são os membros da TDI BRASIL?

Os membros da Sociedade Brasileira do Design Inteligente - TDI BRASIL-  são profissionais e acadêmicos brasileiros ou estrangeiros, graduandos ou graduados em áreas diversas do conhecimento científico, e que assumem como compromisso único e exclusivo defender a Ciência e seguir seus dados, promovendo o livre debate acadêmico/científico sobre nossas origens, debate este que contemple como possíveis causas tanto a ação de processos naturais - como propõe a teoria da evolução darwiniana - como também a ação de uma mente inteligente - como propõe a Teoria do Design Inteligente (TDI). Os membros da TDI BRASIL se dividem em duas alas: 

1. A ala dos FUNDAMENTOS, que estuda, debate e formula dados e argumentos científicos que permitam uma decisão equilibrada entre processos naturais e uma ação inteligente como a melhor inferência para o Universo e a Vida, sendo formada assim por pessoal de áreas como a da biologia, bioquímica, química, física, cosmologia, paleontologia, e ciências afins.

2. A ala das IMPLICAÇÔES, a que foca no estudo e debate não da fundamentação científica da TDI, mas de suas fortes e inevitáveis implicações filosóficas e teológicas e seus aspectos sociais e educacionais, sendo formada então por filósofos, teólogos, cientistas sociais, advogados, estudiosos da filosofia da ciência e áreas afins.

MISSÃO E COMPROMISSOS DOS MEMBROS DA  TDI BRASIL  

Os membros da TDI BRASIL entendem que, sobretudo, prestam bom serviço à nação e ao povo brasileiro - o financiador da Ciência Brasileira - por cumprir com a sua obrigação constitucional maior de defender e promover uma Ciência plenamente laica e que, por ser laica, deve estimular o livre debate de ideias, não fechando a priori com nenhuma pré-concepção sobre como o Universo e a Vida são constituídos ou teriam necessariamente que ser formados.

Os membros da TDI BRASIL não são, portanto, necessariamente defensores da TDI, pois querem sobretudo debater as duas teorias e fazer no final desse debate a melhor inferência. Não são ainda necessariamente especialistas na TDI e não necessariamente dominam seus princípios e argumentos. Nossos membros são, portanto, pessoas que estão sobretudo procurando honestamente conhecer os dados e os argumentos de ambos os lados da disputa, e assim se fazem, no ambito da discussão e em prol da boa ciência, apartidários e neutros em relação a qualquer religião, cosmo-visão ou posição filosófica. Não dentro, mas fora do escopo de discussões cientificas que a TDI se propõe a promover, membros da TDI Brasil tem, porém, como cidadãos Brasileiros por direito garantido em sua constituição, total liberdade de defender - individualmente - qualquer posição filosófica ou teológica, ou ausência delas. 

Há restrições para membros?

A TDI BRASIL não faz acepçcão alguma de seus membros quanto as suas posições filosóficas e/ou teológicas, quer seja de ateus, agnósticos, criacionistas, evolucionistas teístas ou criacionistas progressivos, ou outras, pois é uma sociedade científica que se dedica exclusivamente a analisar os dados científicos sobre nossas origens, com estratégias adequadas que permitam fazer a melhor inferência possível sobre a causa primeira da vida e do universo, deixando os dados falarem por si. Todos os que assumem este compromisso único, de se deixar guiar unicamente pelas evidências científicas, são portanto muito bem vindos!

Há taxas ou anuidades?  

Não! A TDI BRASIL não cobra taxas ou anuidades, com filiação gratuíta.

Se você é assim, um profissional ou acadêmico que está em busca somente da verdade sobre as nossas origens, e é defensor do livre debate de ideias, junte-se a nós.

Cadastre-se no link Membros! 

[1] Adptado do livro Fomos Planejados: A maior descoberta científica de todos os tempos" M. N. Eberlin